IMAGENS-06.png

EQUIPA
Coordenador
Assistente Social
Facilitadora Local
Administrativo
Voluntários

APOIOS
BipZip CML
Projecto Alkantara
Junta Freguesia de Alcântara
Junta de Freguesia de Campo de Ourique
Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

CONTATOS
Telefone: 216006511
Morada: Bairro do Cabrinha Loja 4/A 1300-906 Lisboa

NÚCLEO INTERPRETATIVO DO CASAL VENTOSO

NAVEGUE E ENCONTRE

Histórias e/ou itinerários de vida; fotos e vídeos; referências ao património urbano e outra documentação

CONHEÇA 

Algumas das memórias sobre o associativismo e profissões perdidas.

São apresentados alguns materiais recolhidos em reuniões comunitárias ou entrevistas individuais, foram identificados e catalogados, encontrando-se alguns em exposição no Núcleo Interpretativo do Casal Ventoso.

O Bairro do Casal Ventoso localizava-se em Campo de Ourique na encosta do Vale de Alcântara. Uma vasta área de terrenos privados que começaram a ser ocupados há mais de 180 anos, apoiados numa vasta ocupação fabril nas margens da Ribeira de Alcântara, em Lisboa sendo prova disse, a grande quantidade de fotos existentes no Arquivo Fotográfico de Lisboa e muitas publicações científicas produzidas sobre a expansão fabril local e a radicação operária e seus familiares.

O Núcleo Interpretativo do Casal Ventoso foi criado, em 2018, através do Memórias do Casal Ventoso, projecto financiado pelo programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa. Pretende contribuir para realização de um levantamento e exposição de Memórias e Histórias de Vida, individuais e/ou coletivas, de indivíduos nascidos ou residentes no ex-Casal Ventoso, material fundamental para uma efectivação de um “Processo de Luto” que se pretende positivo e para a construção de uma nova Identidade Residencial nos Bairros do Vale de Alcântara.