NÚCLEO INTERPRETATIVO
DO CASAL VENTOSO

 

NAVEGUE E ENCONTRE

Histórias e/ou itinerários de vida; fotos e vídeos; referências ao património urbano e outra documentação.

CONHEÇA 

Algumas das memórias sobre o associativismo e profissões perdidas.

São apresentados alguns materiais recolhidos em reuniões comunitárias ou entrevistas individuais, foram identificados e catalogados, encontrando-se alguns em exposição no Núcleo Interpretativo do Casal Ventoso.

O Bairro do Casal Ventoso localizava-se em Campo de Ourique na encosta do Vale de Alcântara. Uma vasta área de terrenos privados que começaram a ser ocupados há mais de 180 anos, apoiados numa vasta ocupação fabril nas margens da Ribeira de Alcântara, em Lisboa sendo prova disse, a grande quantidade de fotos existentes no Arquivo Fotográfico de Lisboa e muitas publicações científicas produzidas sobre a expansão fabril local e a radicação operária e seus familiares.

O Núcleo Interpretativo do Casal Ventoso foi criado, em 2018, através do Memórias do Casal Ventoso, projecto financiado pelo programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa. Pretende contribuir para realização de um levantamento e exposição de Memórias e Histórias de Vida, individuais e/ou coletivas, de indivíduos nascidos ou residentes no ex-Casal Ventoso, material fundamental para uma efectivação de um “Processo de Luto” que se pretende positivo e para a construção de uma nova Identidade Residencial nos Bairros do Vale de Alcântara.

 
NÚCLEO INTERPRETATIVO DO CASAL VENTOSO